Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O amor em tempos de ceticismo.



"Virou clichê." "Está banalizado." "É mais falado que bom dia." 

Todas as afirmações citadas acima são verdadeiras. O 'eu te amo', que antes fazia revirar os olhos, não passa de um 'eu também' sem a menor graça. Pessoas se conhecem pela internet e, em menos de cinco minutos, já estão se amando pra vida inteira. Não que o amor virtual não tenha valor. Calma. Ainda vou chegar lá. Que o 'eu te amo' já não mais o mesmo valor, todo mundo sabe. A questão é: quando acreditar de verdade nessas três palavras?

Se tem uma pessoa que você pode acreditar quando disser que te ama, essa pessoa é sua mãe. Essa sim vai te amar, mesmo você sendo o chato, irritante e babaca que é, ela vai te amar. Mas não estou aqui pra discutir amor de mãe com ninguém, não é verdade? Aliás, não sei bem o que estou fazendo aqui. Estou fugindo completamente do estilo do blog, mas o blog é meu, escrevo o que eu quiser.

Enfim.

Existe o amor entre amigos. Esse sentimento não precisa te acompanhar desde a infância para que seja verdadeiro. Atenção: tempo não significa amor. Existem amigos que se conhecem a pouco tempo e que já nutrem, um pelo outro, um amor que você não vê entre irmãos. Amigos assim, percebem o estado psicológico, emocional e até físico um do outro apenas pelo tom da voz. Amigos assim sabem a hora de calar para ouvir, a hora de falar para ajudar e a hora de calarem os dois. O silêncio é uma das maiores demonstrações de amor que eu já vi.

Tem o amor entre amigos que nunca se viram pessoalmente, mas a afinidade é tanta, que se algo acontecesse a um dos dois, o outro sairia do inferno para socorrer o amigo que precisa de ajuda. Amizade assim não precisa de um 'eu te amo' para saber que ela existe. E você que duvida do amor entre amigos que só se veem pela tela de um computador, você não sabe o que é se sentir protegido e acompanhado, mesmo estando a quinhentos quilômetros de distância.

"É possível o amor entre duas pessoas do mesmo sexo?" - Claro que sim. É possível e não tem nada de errado nisso. Não vou render esse assunto, pois vão dizer que estou fazendo apologia, enfim. Não quero problemas com homofóbico cheio de frescura.

Chegamos ao mais criticado dos 'eu te amo'. O amor entre homem e mulher, aquele que a gente vê nas novelas. Esse mesmo. Como acreditar quando um homem diz amar uma mulher? Ou vice-versa? Já que todos dizem o mesmo, o tempo todo, fica realmente difícil. O negócio é o seguinte: o amor não está nessas três palavras. O amor está naquela corrente que fica no ar quando dois apaixonados se olham. Aquela coisa quase palpável, que chega a constranger quem olha de fora. Não estou falando de demonstrações públicas de afeto, isso é ridículo. Estou falando da demonstração involuntária do sentimento de um pelo outro, do brilho no olhar, do sorriso besta que aparece por um motivo qualquer. Isso sim é o amor-sem-palavras.

O amor hoje em dia, é sim algo difícil de acreditar, mas a coisa mais simples do mundo é perceber quando ele acontece de verdade. Porque o amor de verdade é tão diferente das farsas que vemos por aí, que fica fácil saber quando ele surge. É isso. Preste atenção nos sinais, não deixe que a falsidade do dia-a-dia te deixe cego para uma das melhores coisas da vida: o amor.

12 comentários:

  1. Aqui é a @breathenomore_. Li o texto e adorei, além de ter concordado com tudo o que você disse. As pessoas precisam mesmo aprender o que é amar, ao invés de banalizar esse sentimento. Você escreve muito bem, Thay, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do que foi dito.
    Precisamos saber que certas pessoas não tem a mínima noção de amor. E que temos de saber quem levar à sério. Abraço :}

    @havaianascinza

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, gostei muito do texto. É a mas pura verdade isso ai, e você escreve muuuuuito bem mesmo :}

    @suckerforsex

    ResponderExcluir
  4. O que dizer? Cê foi tão direta, tão objetiva e leu tão bem o que eu penso. Adorei essa parte final, tanto que até postei algumas frases. Você, ótima, como sempre, Thamara. Parabéns. <3

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, pessoas. O texto fugiu um pouco do que eu costumo escrever, mas bom que vocês gostaram. <3

    ResponderExcluir
  6. Ai fiko mto da hra ^^
    disse tudo oq muitas pessoas precisam saber antes
    de falar para "amiguinhos(as)" te amo --"

    ResponderExcluir
  7. Que texto fantástico. Uma sensibilidade emocionante. Essa é a verdade.

    ResponderExcluir
  8. Ahh neem Thamarinha!
    Você é o meu orgulho! ^^
    Amei! E sabe quem te ama verdadeiramente? Eu! hihi

    ResponderExcluir
  9. Você é a pessoa mais linda que eu conheço, Gê. Em todos os sentidos e você sabe disso. Te amo muito <3

    ResponderExcluir
  10. Parece eu falando sobre o amor. Leu meus pensamentos. :3

    ResponderExcluir
  11. "O amor hoje em dia, é sim algo difícil de acreditar, mas a coisa mais simples do mundo é perceber quando ele acontece de verdade. Porque o amor de verdade é tão diferente das farsas que vemos por aí, que fica fácil saber quando ele surge. É isso. Preste atenção nos sinais, não deixe que a falsidade do dia-a-dia te deixe cego para uma das melhores coisas da vida: o amor."

    Nossa, trecho totalmente verdadeiro. Adorei mesmo! Muito bom!

    ResponderExcluir